sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Políticas sociais de Lauro de Freitas impressionaram delegação internacional

Comitiva almoçou e aprovou sem ressalvas  o Restaurante Popula
Integrantes da delegação internacional convidada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para a IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional conheceram, em Lauro de Freitas, a prática dos programas de segurança alimentar e de combate à fome desenvolvidos no Brasil. Eles se disseram impressionados com o grande número e a eficácia de ações executadas no município baiano. 
Ministra de Desenvolvimento Social da África do Sul, Bathabile Dlamini,  esteve muito atenta a tudo que foi apresentado como experiência exitosa na Política de SAN
Os representantes de 32 países  de diversos continentes visitaram   as instalações da Central do Bolsa Família, do Banco de Alimentos e do Restaurante Popular. A Ministra do Desenvolvimento Social da África do Sul, Bathabile Dlamini, enfatizou o “alto nível de compromisso e cooperação entre os entes federados”.
Reetika Khera é professora universitária  na Índia e uma das maiores ativistas  de direitos humanos do mundo
A economista indiana Reetika Khera, ativista social de destaque internacional, frisou a relevância das políticas sociais brasileiras. “O que mais me impressionou foi a multiplicidade de programas para combater a pobreza”. Caderno na mão, Khera anotou detalhes de cada programa. Para o boliviano Aquiles Dávalos, integrante da International Food Security Network, é desejo comum de todos os países a implantação de programas dedicados aos pobres, como ocorre no Brasil. “Ficamos muito impressionados. Estou voltando para a Bolívia convencido de que a experiência será de grande utilidade para nós”.
No Banco de Alimentos, a delegação conversou com  agricultores familiares que vendem suas produções para  Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
O angolano Berlamino Jelembi, representando a ONG Adra, ressaltou o caráter participativo na execução dos programas. “Vejo que é uma construção conjunta, sob o controle da sociedade”. Os participantes entrevistaram representantes de entidades abastecidas pelo projeto, como o Grupo Filhos da Bahia de Mestre Sérgio. O equipamento recolhe alimentos doados e compra de pequenos produtores, repassando gratuitamente a 22 entidades de Lauro de Freitas comprometidas com questões sociais. A delegação mostrou grande interesse no funcionamento dos programas, investimento, modelo de gestão e resultados. A visita foi finalizada à tarde, após almoço e no Restaurante Popular.
O gabinete da prefeita (Aliomar Eloi e Mara Campos) e a equipe da SEMASCI ( Rita Prado, Magnum Araújo, Fernanda Maia, Mônica Caldas, Rita Santiago, Edilene e Sheila Dionísio ) recepcionaram a delegação internacional
A secretária municipal de Assistência Social, Maria de Lourdes Lôbo Ramos, que também é a responsável pela execução da política pública de segurança alimentar e nutricional, disse se sentir lisonjeada com os depoimentos dos visitantes e atribuiu o êxito dos programas  sociais desenvolvidos em Lauro de Freitas à  competẽncia técnica  e ao comprometimento sua equipe de trabalho e às manifestações de vontade política  prefeita Moema Gramacho para fazer o enfrentamento à fome  e outras mazelas que atingem munícipes em situação  e vulnerabilidade social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário