segunda-feira, 5 de novembro de 2012

MDS e Banco do Nordeste firmam parceria para construir cisternas no Semiárido

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, e o presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Ary Joel de Abreu Lanzarin, assinaram nesta segunda-feira (5) contrato de prestação de serviços para a construção de cisternas no Semiárido. O governo federal investirá R$ 82,5 milhões, até novembro de 2013, na construção de 28,5 mil cisternas de placa para o consumo humano e outras 1,65 mil tecnologias sociais de acesso à água para produção de alimentos.

Nesta terça-feira (6), o BNB lança o edital para a seleção das instituições que vão construir as cisternas. Serão beneficiados 37 municípios da Bahia, Ceará, Paraíba e norte de Minas Gerais. O investimento faz parte do Programa Água para Todos, do Plano Brasil Sem Miséria.

“O BNB é um grande parceiro nas agendas do Brasil Sem Miséria, um dos parceiros a construir cisternas no Nordeste. É mais um parceiro para garantir que a gente cumpra a nossa meta de universalizar a água para toda a população nordestina”, disse Tereza Campello. A cisterna é um reservatório que tanto pode armazenar a água da chuva, para enfrentar secas prolongadas, como a atual, quanto receber a água de caminhões pipa.

Lanzarin lembra que o recurso repassado é a fundo perdido. “As famílias beneficiadas não vão necessitar fazer o pagamento. Isso é um fato relevante para elas.”

Apenas no primeiro ano do Plano Brasil Sem Miséria, as cisternas construídas por meio do Programa Água para Todos beneficiaram 111 mil famílias no Semiárido.

Ascom/MDS
(61) 3433-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário