Leia também: Reunião debate gestão do trabalho do Suas
De acordo com a secretária nacional de Assistência Social do MDS, Denise Colin, o evento concretiza um processo de capacitação continuada para todos os trabalhadores que estão na execução direta dos serviços, como gestores estaduais e municipais, financeiros, dos fundos de assistência social e os conselheiros da assistência social. “Estamos concluindo a política nacional de educação permanente, com uma sucessão de cursos nos diversos níveis de atualização, aperfeiçoamento, especialização e mestrado profissional em todos os estados brasileiros.”
Denise avalia que essa qualificação vai resultar na melhoria da oferta e da qualidade dos serviços assistenciais oferecidos à população, além de viabilizar a identificação das situações de vulnerabilidade e risco. Para realizar os cursos, o ministério credenciou 101 instituições de ensino à Rede Nacional de Capacitação e Educação Permanente do Suas.
Profissionais – A partir de 2014, a meta é atingir todos os trabalhadores da assistência social, inclusive os que, mesmo não tendo vínculo direto com o governo, atuam na área. Ao todo, quase 500 mil profissionais deverão receber a capacitação.
Nos últimos meses, o MDS realizou encontros regionais para discutir a execução do CapacitaSuas. Segundo o coordenador-geral da Gestão do Trabalho do Suas do ministério, José Crus, esses eventos que antecederam a reunião nacional foram importantes para entender as necessidades diversas das localidades, além levar apoio técnico e orientação para os profissionais.
Ascom/MDS
(61) 3433-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário