quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Impacto do Bolsa Família na saúde é tema de Seminário Internacional em Salvador

Os impactos positivos do Bolsa Família e dos programas sociais do governo na saúde dos beneficiários do programa serão apresentados pela Ministra do Desenvolvimento social e Combate à Fome, Tereza Campello, na sexta-feira (11), durante o 5º Seminário sobre Gestão de Tecnologia e Inovação da Saúde que começa na quinta-feira (10), em Salvador.  
Com o tema “Avaliação do Impacto de Intervenções na Saúde das Populações“, o evento é promovido pelo Instituto Nacional de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e reúne pesquisadores, especialistas na área de saúde além de colaboradores nacionais e internacionais.
Queda nos índices - Estudo publicado na Lancet – uma das renomadas revistas científicas internacionais na área da saúde – revela que a mortalidade infantil caiu 17% no Brasil entre 2004 e 2009, comparando municípios de alta cobertura do programa com municípios de menor cobertura. A pesquisa atribui o resultado a redução de mortes ocorridas em consequência da desnutrição (que caíram 65%) e da diarreia (53%).
Ainda segundo o levantamento, a proporção de mulheres sem atendimento pré-natal antes do parto reduziu em 47% no período; a taxa de hospitalização de crianças menores de cinco anos caiu em 16% (pela diminuição significativa dos casos de internação por diarreia, desnutrição e infecções respiratórias) e dobrou o número de municípios com maior cobertura vacinal.
Esses efeitos são intensificados quando o Bolsa Família é associado aos serviços assistenciais básicos de saúde, como os ofertados pelo Programa Saúde da Família. Os dois programas, conjugados, também contribuíram para reduzir a mortalidade em menores de cinco anos. 
Serviço:
5º Seminário Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde
Quando: 10 e 11 de outubro (quinta e sexta-feira) das 9h às 18h
Onde: Sheraton Bahia Hotel, em Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário