quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

COEGEMAS-BA CONTRA O AEDES AEGYPTI, MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA


Gestores, trabalhadores e conselheiros do SUAS,

Uma grande mobilização vai transformar a próxima sexta-feira, dia 19 de fevereiro, no Dia de Mobilização Nacional Zika Zero. Nesse dia, vamos juntar todas as forças da nossa rede do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika.
O Brasil está enfrentando uma grave emergência de saúde pública em virtude do aumento do número de casos de microcefalia, em sua maioria associados ao Zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. É uma situação inédita, o que reforça a importância de eliminar os criadouros do mosquito, que também transmite dengue e chikungunya.
É muito importante que a rede de Assistência Social esteja integrada e desenvolva ações que envolvam toda a comunidade. Por isso, mobilize as equipes, os usuários, as lideranças locais para participarem ativamente das atividades comunitárias da população para a necessidade de manter a casa limpa. Inclua o tema de prevenção ao Zika vírus nas atividades e serviços das unidades.
Em anexo, enviamos uma lista com sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas pelas unidades da rede do SUAS nesse Dia de Mobilização Nacional Zika Zero, como mutirões de limpeza, rodas de conversa, teatro, blitz informativa, entre outras. Acesse o nosso site para baixar folders, adesivos, cartazes e outros materiais informativos.

Para orientá-los sobre as ações de prevenção da infecção pelo vírus Zika em mulheres em idade fértil e gestantes, para a atenção aos casos suspeitos e para a assistência aos nascidos com microcefalia, enviamos também a Nota Informativa e a Instrução Operacional Conjunta feita pelos Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Participe conosco dessa luta!

Secretaria Nacional de Assistência Social – SNAS
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário