quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Banco Mundial produz vídeo sobre o desenvolvimento das políticas de Assistência Social e Segurança Alimentar em Lauro de Freitas

Prefeita Moema Gramacho destacou a vigilância social como estratégia para o desenvolvimento de ações de  inclusão no município
O Banco Mundial vai apresentar as políticas de Assistência Social e de Segurança Alimentar implantadas em Lauro de Freitas como modelo em sua reunião anual de executivos e em sua página internacional. Durante oito dias, uma equipe de TV do banco percorreu o município colhendo depoimentos de famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família e ações complementares de saúde e educação, conheceu o Restaurante Popular e Bancos de Alimentos, os Centros de Referência de Assistência Social (CREAS e CRAS) e demais programas que compõem a política pública de Assistência Social no município, para a produção do vídeo. A equipe ainda realizou uma longa entrevista com a prefeita Moema Gramacho.
Essa não é a primeira vez que Lauro de Freitas é citado como exemplo na execução de programas, projetos e ações para o enfrentamento a pobreza e a fome. Indicados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), o município já recebeu equipes de TV da Espanha, México e Colômbia, do Jornal inglês Financial Times e delegações de observadores de mais de 60 países de todos os continentes. A equipe do Banco Mundial também ouviu a comunidade na Central do Bolsa Família, unidade modelo criada pela Prefeitura de Lauro de Freitas para fazer a vigilância social, onde as famílias também recebem a orientação sobre os programas sociais em funcionamento no município.
A secretária de Assistência Social e Cidadania de Lauro de Freitas, Maria de Lourdes Lôbo, destaca que a luta contra a fome e o desemprego ainda tem muitas ações a serem realizadas, mas ver o trabalho do município repercutir dentro e fora do Brasil é um reconhecimento que a deixa feliz. Ela informa que Lauro de Freitas está agora passando para a segunda fase do trabalho para erradicar a extrema pobreza. “Atualmente, o nosso foco é na inclusão produtiva da população, qualificando os beneficiários do Bolsa Família para o mercado de trabalho. O desafio é grande, pois as empresas estão cada vez mais exigentes”, concluiu.
O Bolsa Família é apenas uma das muitas ações de inclusão social desenvolvidas em Lauro de Freitas. Segundo a secretária, diversos projetos reforçam essa política, como as cozinhas e horta comunitárias. Atualmente, o banco de dados do Cadastro Único contém 28.468 famílias aptas a receberem prioridade nos programas sociais do Governo. Destas, 16.005 já são beneficiárias do Bolsa Família, recebendo benefícios cujos valores mensais variam entre R$ 120 a R$ 306, o que representou, em janeiro, quase 2 milhões de reais em circulação na economia do município.

Departamento de Comunicação – DECOM
3288-860 ou 3288-8764
9609-1188 ou 9609-1614
www.laurodefreitas.ba.gov.br
www.imprensalauro.com.br
www.twitter.com/imprensalauro
www.transparencialaurodefreitas.ba.gov.br
www.flickr.com/imprensalauro
www.youtube.com.br/imprensalauro

Nenhum comentário:

Postar um comentário