quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Dezoito mil escolas começam a implantar o horário integral

Oficina reúne esta semana em Brasília nove estados com maior número de instituições que aderiram ao Mais Educação
Ubirajara Machado/MDS
Escola Manoel João da Silva, em Arapiraca (AL), atua em horário integral
Brasília, 8 – As 18 mil escolas que aderiram ao Mais Educação em 2012 começam a implantar o horário integral neste semestre. Para apoiar essas atividades, os Ministérios da Educação (MEC) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) promovem oficina de trabalho, nesta quinta (9) e sexta-feira (10) em Brasília, com os representantes de nove estados com maior quantidade de escolas que optaram pelo programa, e maioria dos alunos atendidos pelo Bolsa Família.

A estratégia de priorizar a política pública de educação integral em unidades de ensino com mais estudantes beneficiados pelo programa de transferência de renda faz parte do Plano Brasil Sem Miséria. O objetivo é aliar o alto percentual de frequência, exigência do Bolsa Família, a um salto qualitativo na formação dos beneficiários e enfrentar os desafios das situações de vulnerabilidade social.

Os diretores Daniel Ximenes (MDS) e Jaqueline Moll (MEC) abrem a oficina às 9h, no Hotel Nacional. Estarão presentes também representantes de entidades nacionais de educação, que ajudam na mobilização das escolas.

Adesão – Coordenadores do Bolsa Família e da área de educação de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí participam do evento. Esses estados têm o maior número de escolas e beneficiários da política social. Representantes das duas áreas dos nove municípios que se destacaram na adesão ao Mais Educação também estarão presentes.

Das 18 mil escolas que aderiram ao programa neste ano, 12 mil detêm maioria de estudantes atendidos pelo Bolsa Família.

Iniciado em 2008, o Mais Educação, que prevê a permanência dos alunos nos dois turnos, tinha chegado a 14.995 escolas até o ano passado. Dessas, 5.294 tinham maioria de beneficiários do programa do MDS, que atende famílias com renda de até R$ 140 por pessoa.

A parceria entre MEC e MDS significou expressiva evolução para a cobertura da população pobre e extremamente pobre pela política de educação integral. Do total de 32.422 escolas com o Mais Educação, 17.575 têm maioria de alunos do Bolsa Família. A meta do governo federal é chegar a 30 mil em 2014.

Resultados – Impacto sobre a evasão de alunos e melhoria no índice de atenção e comportamento são resultados apontados por professores, que indicam o tempo integral como caminho para o aumento dos indicadores educacionais da população pobre. Situada na Comunidade Remanescente de Quilombo do Sítio Carrasco, no município alagoano de Arapiraca, a Escola de Ensino Fundamental Manoel João da Silva mantém 400 crianças nos horários vespertino e matutino.

Além da grade para cada série do ensino fundamental, as crianças têm aulas de reforço em português e matemática, música, dança e xadrez. A secretária municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto de Oliveira, afirma que não houve evasão no último ano. “O horário integral é o caminho”, observa.

Ela acrescenta que os índices de aprendizagem, atenção e comportamento melhoraram nas dez escolas do município que implantaram o Mais Educação desde 2008. Este ano, mais duas unidades de ensino aderiram ao programa. A cidade possui 56 escolas e 32 mil alunos. Desses, 6 mil são atendidos nos dois turnos.

SERVIÇO
Oficina de trabalho do programa Mais Educação

Onde:
Hotel Nacional, em Brasília
Quando: quinta (9) e sexta (10), a partir das 9h

Roseli Garcia
Ascom/MDS
(61) 3433-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário