sábado, 16 de março de 2013

Sedes entrega novos serviços socioassistenciais para população em situação de rua

O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), vai entregar Centro 24h/Casa de passagem e dará início ao serviço de abordagem social, ambos destinados à prestação de serviços para a população em situação de rua, pelo programa Bahia Acolhe. A inauguração do centro, junto com a abertura das atividades de busca ativa, será no próximo dia 22, a partir das 10:30h, na Travessa 2 Nonato Marques, nº 33, Uruguai.
A solenidade contará com a presença da titular da Sedes, Maria Moraes e da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, que participarão ainda da comemoração do terceiro aniversário do Movimento de População de Rua. Em fevereiro deste ano, o Bahia Acolhe inaugurou, no bairro de São Caetano, um serviço de República, fruto do convênio firmado com o Centro Comunitário da Pituba, para atender a população de rua do sexo masculino, oriunda de Salvador e Região Metropolitana, com capacidade para 25 pessoas. 
A Associação Projeto Ideal, parceira da iniciativa, é uma das cinco entidades que assinaram convênio com o Estado, em dezembro do ano passado, para prestação de serviços do Programa. O equipamento ofertará três refeições ao dia, banho e 40 leitos para pernoite para a população em situação de rua. O acesso poderá ser feito por demanda espontânea, encaminhamento pelo serviço de abordagem ou pelo Centros de Referência Especializados da Assistência Social para a População de Rua (Centros Pop). 
Já o serviço de abordagem é voltado para a construção de um processo de saída das ruas, com base na busca ativa, possibilitando condições de acesso à rede de serviços e a benefícios sociais, bem como promover ações para a reinserção familiar e comunitária. O objetivo da ação é atender o mínimo de 400 pessoas ao ano.
Bahia Acolhe –completando um ano de assinatura do decreto no próximo dia 22/03, o Programa vem promovendo proteção social, garantindo direitos assegurados pela Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), no atendimento à criança, adolescente, adulto ou idoso, com vínculos familiares e comunitários fragilizados ou rompidos em situação de risco e vulnerabilidades. O Bahia Acolhe desenvolve ações de Proteção Social Básica (prevenir situações de violação de direitos) e Proteção Social Especial (superar situações de direitos violados e restauração das funções familiares e comunitárias), para disponibilizar as seguranças de acolhida, sobrevivência e autonomia, além das articulações intersetoriais para assegurar complementaridade e eficácia das ações.
Serviço:

O quê:  entrega do Centro 24h/Casa de passagem e Serviço de Abordagem Social do programa Bahia Acolhe.
Onde: Travessa 2 Nonato Marques, nº 33, Uruguai.
Quando: dia 22/03, a partir das 10:30h.

ASCOM/ SEDES – 14.03.2013
Contato Ascom: (71) 3115-9882.

Nenhum comentário:

Postar um comentário