Gestores de assistência social de estados e municípios elegíveis para a implantação de Centros-Dia de Referência, voltados ao atendimento de jovens e adultos com deficiência, têm até o dia 28 de março para firmar os termos de aceite e começar a receber recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Nesta etapa, foram selecionadas cidades do Amapá, Ceará, Espirito Santo, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia e Roraima.
O Centro-Dia é uma unidade do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que oferece serviço às pessoas com deficiência que necessitam de apoio para a realização de atividades básicas da vida diária, como se arrumar, se vestir, comer, fazer higiene pessoal e se locomover, entre outras. Ele integra o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver Sem Limite, para o período 2012-2014.
O MDS já apoia a implantação e manutenção de unidades em 19 estados. Com esta expansão, o serviço estará disponível em todos os estados. Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Especial do MDS, Telma Maranho, “esta ação também é um meio de avaliar a implantação dos centros e, futuramente, estabelecer critérios para sua expansão no âmbito do Suas, além de contribuir para a formação de uma rede de serviços no país.”
O termo de aceite e as informações complementares sobre a expansão dos centros-dia podem ser acessados no portal do MDS, no endereço www.mds.gov.br/assistenciasocial/orientacoes-centro-dia/orientacoes-sobre-centros-dia.
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário