quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Associação Brasileira de Supermercados reafirma parceria com o Brasil Sem Miséria

Os resultados e o reforço ao chamamento para a parceria com o Plano Brasil Sem Miséria foram apresentados na abertura da 45ª Convenção Nacional de Supermercados nesta terça-feira (20), em Campinas, no interior de São Paulo, pela secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Maya Takagi.
Diante de 780 representantes das principais redes de supermercados do Brasil, das associações do setor e das centrais de negociações, Maya falou sobre a importância da parceria da Abras com o Brasil Sem Miséria. “A rede varejista se insere na inclusão produtiva, estimula os setores mais pobres, distribui renda. É missão de todos e um benefício para todos.”
A parceria do Governo Federal com a Abras consiste na articulação que o MDS e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) possuem com a agricultura familiar e na aquisição e comercialização dessa produção pela rede varejista, com capacitação e qualificação de mão de obra de pessoas em extrema pobreza e inserção no mercado de trabalho dos inscritos no Cadastro Único. Maya explicou que o acordo abrange também o intercâmbio de informações técnicas para elaboração e execução de iniciativas envolvidas no Plano Brasil Sem Miséria.
Os resultados obtidos com as parcerias já fechadas com a Abras desde maio fora apresentados pela secretária: “Já estão em andamento acordos de compra da produção da agricultura familiar em Alagoas, Sergipe e Acre; de comercialização com duas grandes redes de supermercados com abrangência em todo o País; e quatro protocolos de execução com afiliadas na Região Sudeste”.
Além disso, estão sendo providenciadas assinaturas com os sete estados da Região Norte, com o Maranhão e com os três estados do Sul. No Centro-Oeste, as discussões estão em andamento.
Convenção – A 45ª Convenção Nacional de Supermercados, o 5º Encontro Internacional de Negócios e a 1ª Exposição Tecnológica reúnem representantes supermercadistas, associações do setor e centrais de negócios de todos os estados. Promovidos pela Abras, têm como tema este ano “A tecnologia como diferencial competitivo”.
A Abras representa em âmbito nacional o varejo de autosserviço, que comercializa 83,7% de produtos alimentícios no País, além de higiene, limpeza e congêneres. Com a participação de 5,5% do Produto Interno Bruto, os supermercados geram mais de 919,8 mil empregos, além de 2 milhões de postos indiretos. São mais de 81,1 mil estabelecimentos instalados em quase todas as localidades do território brasileiro.
O encontro inclui palestras, debates, workshops e mesas de negociação.

Adriana Scorza

Ascom/MDS

(61) 3433-1052

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