A partir desta segunda-feira (19), o Censo 2011 do Sistema Único de Assistência Social (Suas) inicia a coleta de dados sobre os Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Até 28 de outubro, todos os municípios brasileiros que possuam essas unidades – independentemente de serem cofinanciadas ou não -- deverão responder ao questionário, via internet. O levantamento quer saber mais sobre a estrutura, o funcionamento, atividades e recursos humanos dos Cras, o que é essencial para o planejamento, o acompanhamento e a avaliação do Suas.
Principal porta de entrada do sistema, os Cras são unidades públicas, estatais e descentralizadas, da política de assistência social, responsáveis pela organização e oferta de serviços de proteção social básica do Suas. Desempenham duas funções principais: gestão do território e oferta do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Articulam os diversos serviços da assistência social, previnem situações de vulnerabilidade e risco, fazem acompanhamento familiar, busca ativa e encaminhamentos para outros serviços da rede e para outras políticas públicas.
Desde 2007, quando houve o primeiro Censo Suas, até 2010, o número de Cras aumentou de 4.195 para 6.801 unidades. No mesmo período, o número de municípios que contam com pelo menos um Cras subiu de 3.159 para 4.720. O Censo Suas 2010 revelou que cerca de 277 mil famílias passaram a ser acompanhadas pelo Paif em agosto de 2010, totalizando 2 milhões de famílias atendidas pelo programa. Dessas, 50% são beneficiárias do Bolsa Família.
Questionários – O preenchimento das informações de todos os questionários do Censo Suas 2011 deverá ser feito pela internet, no endereço http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censo2011/. É importante ressaltar que os gestores deverão preencher um questionário para cada Cras existente no município.
Para acessar os questionários, é necessário usar o perfil de acesso ao Cadsuas (sistema de gestão). O novo modelo de senhas da Rede Suas é descentralizado e cabe aos gestores a criação de usuários e senhas, conforme perfis pré-estabelecidos pelo MDS. Dessa forma, no momento da vinculação do perfil ao usuário que responderá ao questionário, deverá ser escolhido o sistema Cadsuas como perfil do respondente.
Acompanhamento – Além do questionário dos Cras, estão abertos os levantamentos relativos à gestão municipal e aos conselhos municipais e estaduais de assistência social. Até a tarde da última quinta-feira (15), 43 municípios haviam concluído o preenchimento das informações sobre gestão, enquanto outros 136 estavam em andamento. Em relação aos conselhos municipais, 29 haviam mandado informações completas e 52 estavam em processo de preenchimento. Nenhum conselho estadual iniciou o envio de dados. Os dois questionários permanecerão acessíveis até 14 de outubro e o do Cras, até 28 de outubro.
Para os gestores que estão preenchendo as informações, o ambiente virtual do Censo Suas 2011 dá a opção de acompanhar o andamento da coleta de dados de todos os questionários. Ao clicar no link do gerente de questionários, o usuário verá em um gráfico o número de municípios, estados, entidades e conselhos que já concluíram o preenchimento em cada modalidade. Além disso, o Censo Suas 2011 mantém um blog e um fórum que facilitam o acesso a informações sobre coleta de dados e instruções sobre o preenchimento.
Adicionalmente, a Secretaria Nacional de Assistência Social põe à disposição os seguintes contatos, em caso de dúvida: o e-mail monitoramentosuas@mds.gov.br e os telefones 0800 707 2003, (61) 3433-8780 e (61) 3433-8886.
Valéria Feitoza
Ascom/MDS
(61) 3433-1070
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