segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Atualização de dados é fundamental para acessar sistemas do MDS e Censo Suas

A teleconferência do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), exibida pela TV NBR nesta segunda-feira (31), reuniu técnicos do ministério e do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre a política de senhas do Sistema de Autenticação e Autorização (SAA) e o preenchimento dos dados no Cadastro do Sistema Único de Assistência social (Cadsuas) e do Censo Suas 2011.
No início do programa, o coordenador-geral de Vigilância Social do MDS, Luís Otávio Farias, descreveu a importância da nova política de senhas. O aplicativo torna o sistema mais seguro, pois o gestor municipal e o presidente do conselho gerenciam as senhas e o acesso aos demais aplicativos. “Até então, os municípios tinham uma única senha para vários sistemas do MDS, desde o atendimento até a prestação de contas”, explicou.
As novas senhas são geradas a partir do número do CPF do gestor municipal e do presidente do conselho e seus respectivos adjuntos. Para receber as novas senhas, é preciso que os dados no aplicativo Cadsuas estejam atualizados. De posse da senha, gestores e presidentes de conselhos poderão preencher os questionários do Censo Suas e cadastrar outras senhas para que técnicos possam usar os outros sistemas de informação do MDS.
Durante a teleconferência, a equipe técnica do ministério esclareceu dúvidas e falou sobre as dificuldades mais recorrentes para recebimento da senha e preenchimento dos questionários. 
Atualização – É fundamental que os dados cadastrais das prefeituras, órgãos gestores, fundos e conselhos municipais e entidades que prestam serviços socioassistenciais estejam atualizamos no aplicativo Cadsuas. Os técnicos do MDS alertam que em alguns municípios consta mais de um gestor ou presidente do conselho com mandato vigente, causando conflito de informações e inviabilizando o envio da nova senha.

Conferidas as informações, o gestor municipal e o presidente do conselho devem acessar o SAA com a senha provisória enviada por e-mail para atualização dos dados e cadastramento da senha definitiva. “O gestor pode ser secretário municipal e presidente de conselho, o que ele não pode é ser o administrador titular das duas senhas no SAA, para não haver conflito no sistema”, esclarece a coordenadora de Vigilância Social do MDS, Cristina Marques,
Contadores e advogados não devem ser os gestores das senhas, mas podem dar apoio no preenchimento das informações. O gestor das senhas deve ser o secretário municipal ou o presidente do conselho. “Se o secretário for também o presidente, ele precisa optar por um dos dois cargos no SAA e nomear o adjunto para ser o administrador de senhas do outro cargo. Quando o titular ou o adjunto fazem a adesão, eles podem cadastrar outros usuários e delegar acesso de acordo com suas competências”, explicou o assessor técnico do Departamento de Gestão do Suas, Sávio Abranches.
Se não houver utilização do sistema em 180 dias, o usuário será bloqueado; a senha deve ser alterada a cada 90 dias; as três últimas senhas não podem ser repetidas; após cinco tentativas com senhas inválidas, elas serão bloqueadas.
As solicitações de senhas são enviadas em 48 horas. Caso não cheguem nesse prazo, é preciso verificar a caixa de lixo eletrônico ou spam no e-mail cadastrado, checar se os dados no Cadsuas estão atualizados e se não há conflito de cargos no SAA.   
Censo Suas – De posse das novas senhas, gestores municipais devem preencher os questionários do Censo Suas sobre gestão municipal, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Conselho de Assistência Social, até 18 de novembro. Ao final do prazo, enquanto o censo estiver aberto, é possível alterar os dados. “Os campos com valores precisam ser preenchidos com números e não letras; não é possível deixar sem preenchimento”, alerta Cristina Marques.
O CNAS orienta que o questionário deve ser respondido para apreciação dos conselheiros. “Sugerimos preencher o questionário impresso, apresentar para o presidente e o conselho, para depois preencher no sistema (on-line). E que o questionário seja guardado preenchido, pois quem presta informações sobre o conselho é a gestão atual. A responsabilidade de cada gestão é deixar registradas suas atas e resoluções”, informa a coordenadora de Acompanhamento dos Conselhos de Assistência Social do CNAS, Liliane Neves.
Também até 18 de novembro, os conselhos de assistência social devem validar as senhas das entidades socioassistenciais da rede privada, para que elas possam preencher os questionários do Censo. Elas têm até 2 de dezembro para concluir o preenchimento.
O Censo Suas é obrigatório para todos os municípios. Não preencher os questionários pode gerar bloqueio e suspensão de recursos, sujeitos a aprovação em reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). “O censo é fundamental para o planejamento de atividades para o ano seguinte. A partir desses diagnósticos, a CIT discute os problemas do Suas, presta encaminhamentos e aprimora o sistema”, ressalta o coordenador-geral do Serviço de Vigilância Social, Luís Otávio Farias.
Confira na página da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do MDS mais informações sobre o Censo Suas: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censo2011/auth/index.php

Informações sobre política de senhas

Rede Suas – sobre acesso ao sistema e senhas (Cadsuas e Sistema SAA): rede.suas@mds.gov.br e (61) 3433-8887, 8760, 8763 e 8757.

Departamento da Rede Privada – sobre o Censo Suas 2011 das entidades privadas: redeprivadasuas@mds.gov.br e (61) 3433-3731, 3728 e 3724.

Coordenação-Geral de Serviços de Vigilância Social – sobre o preenchimento dos questionários, monitoramentosuas@mds.gov.br e (61) 3433-8783, 8780, 8886, 8781, 8885, 8782, 8611 e 8608.

A teleconferência será reprisada pela TV NBR na quarta (2), às 8h30, sexta (4), às 17h, e domingo (6), às 13h, e pode ser vista também no canal da TV NBR no Youtube: www.youtube.com/tvnbr.

Cristiane Hidaka
Ascom/MDS
(61) 3433 1065
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário