A CORDEC - Coordenação Estadual de Defesa Civil, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, realizou na última quinta-feira (25), no auditório da Sucab – Superintendência de Construções Administrativas da Bahia, uma reunião para discutir as diretrizes e metodologia, objetivos específicos e pactuar parcerias para a construção do Mapa de Riscos do Estado da Bahia. A previsão é que o instrumento seja concluído em 2013. Inicialmente serão mapeados os riscos localizados Região Metropolitana de Salvador.
Conforme o gestor da Cordec, Salvador Brito, este é o primeiro passo para o gerenciamento, planejamento, monitoramento e, principalmente conhecer detalhadamente, os impactos dos riscos químicos, geológicos e tecnológicos em todos os territórios da Bahia. “Nosso desafio é construir essa ferramenta para servir de orientação e facilitar as ações de forma mais incisiva e prática”, informou Salvador, ressaltando que a construção do Mapa de Riscos da Bahia ajudará a população na percepção da defesa do risco através de ações preventivas. “Acredito que iremos colaborar para a mudança da cultura da população em se defender dos desastres”, disse.
A elaboração do Mapa de Riscos contará com o apoio e participação de várias organizações e instituições ligadas ao tema. Além de órgãos estaduais, convênios e parcerias já estão sendo firmados entre universidades e empresas da iniciativa privada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário