terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Cursos de capacitação terão 1 milhão de vagas até 2014

Até 2014, 1 milhão de vagas para cursos de capacitação profissional serão destinadas ao público do Plano Brasil Sem Miséria, disse o diretor de Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Luiz Müller. Ele participou, ao lado da coordenadora-geral de Desenvolvimento e Monitoramento da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Nilva Schröeder, e do coordenador do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), Vitor Nunes Sad, de teleconferência sobre o funcionamento do Sistec, por meio do qual é feita a gestão eletrônica do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). No programa, exibido pela NBR na manhã desta segunda-feira (12), gestores e funcionários das prefeituras puderam esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da plataforma do sistema e apreenderam a gerir a aplicação da Bolsa-formação.
Luiz Müller lembrou que o Pronatec faz parte de um dos principais eixos do Plano Brasil Sem Miséria, a inclusão produtiva. O programa tem como foco a oferta de cursos de capacitação continuada, com carga horária entre 160 e 360 horas, nas áreas de construção civil, supermercados e outros setores que exigem pouca escolaridade. “Desenhamos o sistema de forma que as pessoas menos capacitadas pudessem ser favorecidas. São pessoas com perfil extremamente pobre que, muitas vezes, não possuem nenhum tipo de formação e, assim, não conseguem se inserir no mercado de trabalho”.
O diretor aproveitou a teleconferência para ressaltar a importância da transversalidade entre todos os setores da sociedade para melhor funcionamento do sistema. “O MDS demanda do Ministério da Educação (MEC) as vagas do sistema, mas cabe aos gestores municipais o papel de supervisionar essa demanda.”
A coordenadora-geral de Desenvolvimento e Monitoramento da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Nilva Schröeder, explica que, para participar dos cursos de capacitação do Pronatec, os alunos contarão com o auxílio para custear transporte e alimentação, além de receberem gratuitamente material didático. “O MEC e o MDS articulam as parcerias, de modo que cada aluno inscrito no sistema contará com material didático, ambiente para acompanhamento das aulas, auxílio alimentação e auxílio transporte para deslocamento até o local de estudos”.
Na página eletrônica do Pronatec, foi publicado um manual de gestão com esclarecimento sobre a bolsa-formação para estudantes e gestores. Dúvidas sobre o funcionamento do Sistec poderão ser esclarecidas pelo telefone 0800 616161.
Passo a passo – O coordenador do Sistec, Vitor Nunes Sad, apresentou uma série de slides de orientação com as três portas de acesso ao sistema, de acordo com o perfil do usuário. A plataforma pode ser acessada por usuários classificados como “parceiro demandante”, no caso, os gestores do MDS, “supervisores de demanda”, no caso das prefeituras, ou como “unidade demandante”, que seriam os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e outras entidades habilitadas pelas prefeituras.
Luiz Müller lembrou aos participantes que todos os supervisores de demanda (prefeituras) já foram cadastrados no Sistec a partir de hoje “Acreditamos que esse processo será breve e, em poucos dias, todos os supervisores já estarão com acesso total ao sistema. Em um segundo momento, os membros dos Cras serão acionados”. De acordo com o diretor do MDS, cerca de 60 mil vagas de capacitação serão abertas na primeira etapa do Pronatec Brasil Sem Miséria.
Reapresentação – A teleconferência será reapresentada pela TV NBR nas seguintes datas: na quarta-feira (14), às 8h30; na sexta-feira (16), às 18h30; e no domingo (18), às 14h30.

Fernanda Lattarulo

Ascom/MDS

(61) 3433-1070

www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário